terça-feira, 10 de agosto de 2010

Porto Alegre - Fevereiro - 2009

Porto Alegre faz chamado e nem sei tão bem porque
Se é Prenda, se é guria, Cidade Baixa ou Redenção.
Se é o Salgado, se é a Rosário,
Se é Azenha ou Chimarrão

Digo a ti, e bem assim, tri afim de te ver, Poa!
Não sei qual é teu motivo, mas só sei que não é a toa.
Faz chamado pra escutar gurias falando “amado”.
Mas nem sei bem o motivo porque quero tê-la ao lado.

Porto tão feliz e Alegre eu nem ouso duvidar
Do por que preciso ver qual a causa pra te achar
Seguir paralelo trinta ou com a cuia matear.
Ver Guaíba guardar Sol nas tuas águas por raiar.

Bela Poa, bem me chamas, traz algum traço e destino
Como façanhas de exemplo à Terra, como diz Rio Grande em teu hino
Me chama pra ti, ou a tu abraçar, sem saber se é depois ou antes.
Ou talvez pra seguir Fevereiro e a Nossa senhora de teus navegantes.

Mas Bah, Porto Alegre, nem sei por que a amo.
Mesmo que tenhas vermelho no azul que tanto aclamo.
Talvez seja eu, que tanto te chamo
Ou seus filhos tão pampas de riso e calor humano.

Porto Alegre tu me chamas e te sigo bem perdido
Pra destino desrumado e traçado indefinido
Talvez seja o minuano que assopra em meu ouvido
Teus segredos bem guardados em curvas de Prenda que tenha seguido

Tu esquenta noite fria com Kleiton e Kledir rimando alegria.
Chora com Calcanhoto e enaltece Pimentinha sem fantasia
Desenha Menino Deus na Cor de Som Azul dourado e Anas com Engenheiros de voz
Também moldando Camilas, sobre o tempo, ao redor de Nenhum de Nós.

Porto Alegre me despeço e em saudade, assim, te peço:
Quero os sopros do Guaíba, na memória da minha vida
Volto sempre, e quanto antes, pra seguir à Navegantes
Ou estrela que ascendas nas noites ou dias o brilho dos olhos das tuas Prendas e Gurias.

Gui/Fev-2008

Um comentário:

  1. Gui,

    que poema lindo! Porto Alegre está na tua alma mesmo.

    beijos porto-alegrinhos!

    ResponderExcluir